FESTIVAL DE MARIONETAS EM OEIRAS 2016

A 1ª edição  traz a Oeiras marionetas de Norte a Sul do país e ainda de Espanha e Brasil. Um evento cultural único e de acesso gratuito para toda a família onde Marionetas de fios, de luva, de manipulação directa, robertos e outras personagens surpresa vão invadir o Centro Histórico de Oeiras, convidando os crescidos e os pequenos a fazerem parte do 1º Festival de Marionetas deste município, com espectáculos inesquecíveis!

O CAÇADOR

Mãozorra (PORTUGAL)  ± 35min

Rute sente-se muito triste e procura um namorado com quem casar!
Roberto de pronto se oferece como noivo, mas terá de satisfazer Rute com um belo jantar. A ida à caça é a solução que Roberto encontra para conquistar Rute. Porém um outro caçador, um coelho ladrão e astuto irá tornar a tarefa difícil e repleta de peripécias. Para além disso surge o Mago a reclamar pelo seu coelho mágico.

Irá conseguir Roberto casar com Rute?________________________________________________________________________

O NABO GIGANTE

Partículas Elementares (PORTUGAL) ± 40 min

Num pequeno e bonito quintal, onde vive um simpático casal de velhinhos juntamente com os seus animais, a vida decorre calmamente ao ritmo da Natureza. Agora… imaginem se, nesse quinta, nascesse um nabo. Não um nabo qualquer!… Mas um NABO GIGANTE!!! Tão gigante que ninguém o conseguisse arrancar. O que fazer?… Isso é o que vamos descobrir nesta história simples e visual que, para além de nos mostrar a tranquilidade do dia-a-dia de quem vive de e para a terra, nos relembra que mesmo o mais pequeno e fraco pode ter uma importância… GIGANTE!

WONDERWOOL

Bigolis Teatre (ESPANHA)

Bem vindos à grande fábrica de lã, onde trabalham gatos que tentam manter em ordem os novilhos gigantes que aí se produz. Alguns novilhos desapareceram e os gatos saem à rua à sua procura: tentam passar despercebidos para que ninguém se fixe neles, contudo isso revela-se missão impossível e acabam a fazer o que fazem os gatos: brincam, comem, dormem, saltam e interagem com tudo o que se move, num jogo que parece não ter fim!

EXEMPLOS DE BASTIÃO

Mamulengo Sem Fronteiras (BRASIL) ’45min

Exemplos de Bastião – Baseado na literatura de cordel O Teatro de Mamulengo, onde a música surge como elemento condutor, entrelaçando um curioso enredo, Exemplos de Bastião é um espetáculo que conta a história de um palhaço de Folia de Reis que se mete em grandes confusões.

_

A BOA SENTENÇA DO SULTÃO

Alma D’Arame (PORTUGAL) ’30 min

Teatro de sombras inspirado na perspetiva de Guerra Junqueiro: a necessidade de se investir no universo infantil através de uma pedagogia lúdica e literária que harmoniza a criança com a natureza, despertando o seu estado de razão sem esterilizar o seu espírito livre e criador, inspirou a companhia à realização de um espetáculo de teatro de sombras.

BZZZOIRA MOIRA

Teatro e Marionetas Mandrágora (PORTUGAL) ’50 min

As lendas de mouras encantadas e seres fantásticos povoam todo o país. Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço… Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde vai buscar água… Este é o início de uma extraordinária história: que esconde um mistério, que revela um pouco de nós, da nossa identidade e cultura.

MÃEZINHAS

ACTA (PORTUGAL) ’45 min

Mãe é o lugar de onde viemos. É uma onda que nos embala. É um colo onde nos podemos entregar. Mãe é uma ventania que nos despenteia quando fazemos maldades. “Mãe” podem ser todas aquelas pessoas na nossa vida que nos fazem voar! São a casa para onde regressamos todos os dias. Um espectáculo de marionetas sobre a importância das nossas mãezinhas, para criança aprender e adulto rememorar de forma lúdica, poética, e com muita ternura.

O BARBEIRO E A TOURADA

Fernando Cunha
Valdevinos (PORTUGAL) ’20 min

Dom Roberto vai casar e decide ir ao barbeiro fazer a barba e o cabelo. Achando o corte demasiado caro, regateia o preço o que desencadeia uma luta desenfreada que culmina com a morte do barbeiro. Aparece o polícia para investigar, a seguir o diabo para o condenar e por fim a Morte para o levar, mas Dom Roberto consegue resistir a todos.

DE PAPEL

Silencio Blanco (CHILE) ’45 min

“De Papel” é um convite a brincar e descobrir a simplicidade e ingenuidade de situações quotidianas. Uma marioneta de papel que se relaciona com seus manipuladores e com o publico, convivendo e dialogando com a sua inocencia mais profunda da sua infatilidade

O BARBEIRO E A TOURADA

Sara Henriques
Red Cloud (PORTUGAL) ’20 min

Teatro Dom Roberto é uma das formas  de  teatro popular de fantoches português que teve o seu crescimento a partir do sec. XVIII através da expansão das companhias itinerantes fazendo-se representar nas grandes cidades por toda a Europa. As peças de “Teatro de Cordel” também tiveram uma forte influência na construção daquilo a que hoje conhecemos por Teatro Dom Roberto.

A PRINCESA PUTRI TELUR

Lua Cheia (PORTUGAL)’45 min

“De Papel” é um convite a brincar e descobrir a simplicidade e ingenuidade de situações quotidianas. Uma marioneta de papel que se relaciona com seus manipuladores e com o publico, convivendo e dialogando com a sua inocencia mais profunda da sua infatilidade