PRÉMIO DO PÚBLICO – Desde a sua 1ª edição que o Prémio do Público procura junto e através do público eleger aquele que foi por diversos motivos o espetáculo eleito pelo público. Através de uma senha de voto, cada espectador, poderá classificar de 1 a 5 o espetáculo que acabou de assistir, dando dessa forma o seu contributo e participando na eleição deste prémio, à companhia que maior votação recebeu pela sua apresentação.

PRÉMIO DOM ROBERTO – PRÉMIO DO JÚRI – Desde 2019 que a organização inseriu o Prémio Dom Roberto/Júri. Um painel de júris de 5 elementos, nacional e internacional, com um percurso de referência no Teatro de Marionetas em Portugal ou no Estrangeiro, elege em conjunto e mediante critérios próprios, o espetáculo merecedor deste prémio. O Prémio Dom Roberto é também uma homenagem ao Teatro de Marionetas Tradicionais Portuguesas – o Teatro Dom Roberto.

ANO PRÉMIO DOM ROBERTO (JÚRI)
2021  “A CAIXA DE NOVE LADOS” – Historioscópio (Portugal)
2020 “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO” – Partículas Elementares (Portugal)
2019
AS MINHAS MAIS MARIONETAS” – Trulé Marionetas (Portugal)
ANO PRÉMIO DO PÚBLICO
2021  “PORTUCALLE” – SA Marionetas (Portugal)
2020 “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO” – Partículas Elementares (Portugal)
2019 “JOVAN” – Buffos Theatre (Grécia)
ANO PRÉMIO DO PÚBLICO
2018  “RETRET CABARET” – Retrete Dorian Grey (Galiza)
2017  “NYMIO” – Zero en Conducta (Espanha)
2016 “O NABO GIGANTE” – Partículas Elementares (Portugal)

10 ª edição | 2025

É objetivo da organização na 10ª edição do festival em 2025, constituir uma programação com todas as companhias vencedoras, quer do Prémio do Público, quer do Prémio Dom Roberto (Júri) e dessa forma celebrar não só a 10ª edição deste festival, mas também constituir uma programação de excelência com as companhias que ao longo das edições anteriores receberam o reconhecimento do público e do júri convidado.